A contabilidade como parceira no crescimento de uma empresa

A contabilidade como parceira no crescimento de uma empresa

23/08/2018Categoria: Negócios
A contabilidade como parceira no crescimento de uma empresa

Como abordamos em nosso artigo sobre gestão financeira, no Brasil, mais de 90% das empresas são de pequeno e médio porte. Esta informação evidencia o empreendedorismo presente no país.

Entretanto, apesar desse alto indíce de empreendedorismo, pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que de cada dez empresas, seis não alcançam cinco anos de funcionamento.

Grande parte destas empresas que não permanecem ativas tem como principal razão as falhas no controle financeiro. Pensando nisso, este artigo abordará um grande aliado para as empresas: a contabilidade.

Qual a importância da contabilidade para uma empresa?

A contabilidade é uma grande aliada dos empreendedores,  especialmente porque sua abrangência inclui  tanto a área fiscal quanto a área contábil das empresas.

Isso permite que a contabilidade não se restrinja aos processos de admissão e demissão de funcionários, ou a declarações de imposto de renda, mas que também participe ativamente da organização e gestão financeira,  contribuindo para um crescimento financeiramente saudável.

A importância da contabilidade para uma empresa também sucede pela visão de resultados que ela proporciona, orientada para a lucratividade do cliente.

Por meio de relatórios específicos como  o DRE (demonstrativo de resultados), torna-se possível obter uma visão detalhada dos resultados da empresa, identificando se ela está lucrando ou tendo prejuízos, elaborando projeções de crescimento, entre outros.

Conhecimento da legislação

Os contadores possuem conhecimento sobre a legislação fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista. Este conhecimento permite sua atuação em um procedimento essencial para alavancar o sucesso de uma empresa: o planejamento tributário.

O planejamento tributário é formado por um conjunto de procedimentos legais que tem, como propósito, a redução de custos fiscais para uma empresa. Além da redução, esse planejamento tem por objetivo o correto gerenciamento dos tributos para que não sejam pagos incorretamente.

Além disso, a quantidade de impostos existentes é grande e totaliza cerca de 92 impostos e taxas (como Cofins, IRPJ, ICMS, ISS, entre outros). Neste aspecto novamente destaca-se a importância da contabilidade e seu conhecimento técnico para contribuir diretamente no desenvolvimento da empresa.

Elaboração de demonstrativos contábeis

A elaboração de demonstrativos contábeis, mesmo para as empresas que pertencem ao Simples Nacional e que possuem algumas facilidades em relação à elaboração e entrega de informações, é essencial em diversas situações.

Para obtenção de empréstimos ou financiamentos, por exemplo, são exigidos demonstrativos como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Para a gestão financeira das empresas, a contabilidade acrescenta algumas ferramentas financeiras essenciais como o fluxo de caixa. Este fluxo envolve o controle de toda a movimentação financeira das organizações, como as receitas e despesas, juros de investimentos e todo e qualquer valor entrante ou sainte.

A partir da escrituração contábil é possível extrair ainda outros diversos relatórios, que são utilizados para dar suporte e gestão da empresa e contribuem diretamente para as tomadas de decisões.

Toda empresa precisa de contador?

A contabilidade é primordial para todas as empresas, independente do seu porte, segmento de atuação ou forma de tributação.

Ela impacta diretamente para o crescimento das organizações, pois sua atuação permite identificar a rentabilidade e lucratividade do negócio, além de oportunidades ou erros nos processos realizados.

Além disto, o artigo 1.179 do Código Civil determina que:

Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 - O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Agora que você já sabe como a contabilidade impacta diretamente no crescimento de uma empresa por meio de suas premissas serem direcionadas a lucratividade do cliente, sua empresa deve contar com a atuação de uma contabilidade de confiança.

A Harpia recomenda a Innove Soluções Empresariais, que tem como objetivo principal ir além dos tradicionais serviços de contabilidade, agregando conhecimento e valores ao serviços prestados, possibilitando em conjunto atingir os melhores resultados para sua empresa.

Para obter uma proposta de serviços da Innove, preencha o formulário de contato clicando aqui.