Embora existam desde a década de 1990, as startups tem se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. Existem vários pontos de vista sobre a sua definição, sendo o termo frequentemente associado as pequenas empresas em sua fase inicial.

Uma das definições atuais aborda que as startups são um grupo de pessoas buscando por um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Esta definição, apresentada pelo investidor Yuri Gitahy, abrange três características gerais das startups: repetibilidade, escalabidade e ambiente incerto.

Repetibilidade

Uma das características das startups é a possibilidade de ser repetível, ou seja, entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada.

Um exemplo para esta característica é o streaming de música Spotify. O mesmo arquivo de música pode ser escutado por milhares de usuários, sem a necessidade de personalização de um arquivo desta música para cada usuário em cada reprodução.

Escalabilidade

O modelo de negócios das startups precisa ser escalável, ou seja, ter capacidade para produzir um produto ou serviço em grande escala sem precisar crescer a sua estrutura na mesma proporção.

Para essa característica um exemplo é o aplicativo Whatsapp. Se o aplicativo de mensagens fosse instalado por 100 mil novos usuários, sua estrutura não precisaria ser afetada na mesma proporção para permanecer funcionando. É provável que um pouco de aumento na capacidade do seu servidor fosse o suficiente.

Ambiente incerto

O ambiente das startups envolve inovação, que por sua vez acarreta na falta de modelos de negócios consolidados e comprovadamente funcionais. Isso gera um ambiente de hipóteses, onde existe incertezas sobre o mercado, a forma de faturamento do empreendimento ou até mesmo como delimitar o público corretamente.

Por isso, as startups são empreendimentos de grande risco, normalmente despertados por brechas nos mercados que podem funcionar muito bem ou não progredir.

Independente do porte da empresa ou seu modelo de negócios, contar com uma consultoria empresarial capacitada faz toda a diferença nos resultados finais. A Harpia trabalha com consultoria empresarial sob medida para sua empresa, atuando com serviços customizados e dimensionados de acordo com o tamanho e capacidade de investimento.

Entre em contato e conheça nossos serviços.